Questões sobre o rito de Sepultamento

Quais as orações que devem ser ditas no momento da morte?
Enquanto o corpo não é sepultado não são feitas orações.
O costume é a recitação de Salmos cuja função é trazer conforto aos enlutados e luz para a alma nesse retorno a Fonte da Vida.

Qual o simbolismo do corte da roupa?
O corte é feito como símbolo de dor e perda. O costume prevalente é de cortar do lado esquerdo (sobre o coração) nos filhos enlutados pela perda de seus pais. Todos os outros parentescos cortam-se do lado direito. Como este é um costume, em casos difíceis onde pais perdem filhos é permitido se pedido pelo enlutado cortar do lado esquerdo.

Por que enterrar no solo?
A prática de enterrar é milenar apesar de outras formas terem existido no passado, como a colocação em cavernas. A origem dessa prática está na Torá que menciona "do pó fostes criado e ao pó voltarás". Práticas como a cremação não são parte do ritual judaico porque o corpo não pertence ao indivíduo, mas ao Criador. É fundamental entender que depois do falecimento a comunidade tem a responsabilidade de fazer descansar o corpo com dignidade e essa não é uma questão privada ou do indivíduo.

Por que vestir o morto conforme o costume de tachrichim?
Essas vestimentas aludem à pureza que o corpo ter acompanhando a pureza de sua alma que retorna à Fonte da Vida. Há referência também a ideia de Ressurreição no corpo cuidado, mas o fundamental é tratar o corpo com dignidade seja na Tahará (lavagem) como vestimenta (Tachrichim).

O corpo deve ser enterrado com caixão?
A tradição judaica propõe que o corpo seja colocado na terra envolto em um manto sem caixão, porém as leis sanitárias não permitem isto. O costume é produzir caixões muito simples que rapidamente se decompõe expondo o corpo à terra.

E a Terra de Israel, para que serve?
Nos Profetas é mencionado que "a terra de Israel traz expiação sobre as transgressões de uma pessoa", sendo que ao morrer, coloca-se um pouco de terra debaixo da nuca da pessoa. Israel simboliza Redenção e eternidade como parte do povo de Israel.

Por que não se passa a pá de mão em mão?
Para que não pareça que estamos convocando o outro, mas sim que cada um faz de forma voluntária e respeitosa.

Por que não se deve passar sobre sepulturas e sim contorná-las?
É um costume respeitar o lugar da sepultura.

Qual o sentido da lavagem das mãos no fim da cerimônia?
Para que simbolizemos que estamos isentos de responsabilidade com relação aos falecidos que ficam no cemitério, além do aspecto de higiene, pois o cemitério é considerado um local de impurezas.

Por que não pode visitar outras sepulturas quando se vai a um sepultamento?
Porque não se deve fazer crer que um falecido não merece toda a honra quando deixa este mundo e que tiramos algum proveito ao invés de apenas homenageá-lo. Hoje, devido à distância dos cemitérios, aqueles que desejarem fazer uma oração para um ente querido, devem lavar as mão, sair do cemitério e ingressar novamente.

Casos especiais

Suicídio:
Na literatura Rabínica é considerado como uma falta de fé no Criador (significando que o(a) falecido(a) abdicou de princípios fundamentais do Judaísmo. Em nossos dias, a literatura Rabínica tende a convergir sobre o ponto de vista que o suicídio não é cometido na maioria das ocorrências por falta de fé e sim por motivos psico-patológicos. Sendo assim, a cerimônia de sepultamento e o luto transcorrem normalmente, sendo a decisão final do rabino.

Bebês:
Caso especial que pode ser subdividido conforme a seguir:

Natimorto:
Caso especial em que se faz o brit em meninos (sem benção) e coloca-se o nome em todos os casos (masculinos e femininos), sendo que se procede ao sepultamento com rituais especiais;

Incubadeira:
Caso em que se repete o procedimento acima, porém, deve-se consultar o rabino para saber se o período em que esteve na incubadeira conta ou não como período de vida. Procede-se ao sepultamento com rituais especiais, procedendo-se à Milá, se menino, e colocando-se nome em todos os casos (masculinos e femininos);

Até 30 dias de vida:
Procede-se como no caso de natimorto, porém não se guarda luto. Procede-se ao sepultamento com rituais especiais e procede-se à Milá, se menino, colocando-se nome em todos os casos (masculinos e femininos);

Acima de 30 dias:
Faz-se período de Avelut normal e procede-se de forma normal como qualquer outro falecimento, observando a Milá, se menino, caso ainda não tenha sido feita.